segunda-feira, 3 de abril de 2017

Escritora Isaura Félix à conversa com alunos da EBI de Fragoso

    No âmbito da comemoração da Semana da Leitura, no dia 30 de março, a EBI de Fragoso recebeu a escritora Isaura Félix de Queirós, natural de Fragoso, para uma “conversa” com os alunos sobre os seus livros (para além do seu mais recente livro Os meus amores, escreveu também As dificuldades não matam o sonho).
    Depois de uma breve introdução, a cargo da professora bibliotecária, a escritora falou da sua vida, dos momentos mais marcantes, de como surgiu a escrita. Com a sua facilidade comunicativa e boa disposição, teve a capacidade de cativar a atenção dos alunos, falando das “coisas sérias da sua vida” num tom sempre acessível e como que a “brincar”, parecendo que encontrou no riso a receita para a sublimação das mágoas e sentimentos mais profundos, vertidos nos seus poemas e na sua biografia.     Seguiu-se um momento de perguntas colocadas pelos alunos, a quem respondeu no mesmo tom descontraído e alegre, havendo ainda a declamação de alguns poemas da autora por alguns discentes, o que constituiu um momento de surpresa à autora, que a todos agradeceu, especialmente o terem lido os seus poemas, de terem preparado a leitura e a coragem de os declamarem publicamente.
    Durante a sua “conversa”, a escritora dirigiu-se aos jovens estudantes num tom muito direto, aconselhando-os a aproveitarem o tempo que andam na escola: “Quem me dera que a minha infância fosse no vosso tempo! Agora tendes tudo facilitado, podeis vir à escola e muitos não aproveitam! Aprendam! Enquanto andam na escola, aproveitem para aprender”.
    Não há dúvida de que foi “uma conversa” muito proveitosa. Obrigado, D. Isaura, pelo seu testemunho, pelos seus escritos e pela partilha destes momentos, que a todos nos enriqueceram.
José Reis

Aqui apresentamos o registo para recordar...

Sem comentários:

Enviar um comentário