quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Onda Rosa no AVEF

O Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional Norte convidou, à semelhança de anos anteriores, instituições, empresas e pessoas individuais a aderirem à "Onda Rosa" entre os dias 15 e 30 de outubro.

O Agrupamento Vertical de Escolas de Fragoso em articulação com a Rede de Bibliotecas de Barcelos, associou-se, mais uma vez, a esta campanha com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. 

Os Jovens Promotores de Saúde e a Biblioteca Escolar decoraram a escola de forma que a cor rosa dominasse nos principais espaços. No dia 17 de outubro a cor rosa também foi bem visível no vestuário de muitos elementos da comunidade educativa que aderiram à iniciativa “AVEF veste Rosa”. Foram também distribuídos lacinhos por todos.


Também neste dia os alunos do 9.º ano participaram numa palestra organizada pela rede de Bibliotecas Escolares de Barcelos e proferida pela Dr.ª Cristiana Fonseca, coordenadora do departamento de Educação para a Saúde do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que deixou algumas informações sobre os cancros que mais afetam os portugueses, a relação, muitas vezes existente, da doença com os estilos de vida adotados, mas também alertou que alguns casos são inevitáveis e devem-se a mutações na divisão das células. Referiu também os exames de rastreio que existem no caso da prevenção do cancro da mama.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dar voz às palavras